Descrição de Cargos

Essa ferramenta é importante, pois ela serve como base para o mapeamento de competências.

O cargo é o conjunto de funções, formado por tarefas e atribuições, por vezes empregando uma posição estruturada no organograma. É através dele que as relações são realizadas e toda a movimentação no organograma é definida. 

De tal modo, é possível detalhar precisamente o que cada posição faz e quais as atribuições e funções de cada cargo.

Na descrição de cargos está um dos fundamentos de todo desenvolvimento da Gestão por competência.

Qual a importância dessa estruturação para a empresa?

A partir do momento que a empresa tem as atividades e os processos definidos, estruturados e montados, a instituição não fica dependente de pessoas especificas. Ocorre justamente o contrário. São as pessoas que deverão se ajustar à forma que a empresa deseja executar as atividades.

Dessa forma, torna-se claro ao colaborador o que ele deve executar, como deve executar, para que deve executar e quando cada atividade deve ser executada.

Para implementar o processo de descrição de cargo, é necessário seguir oito etapas. São elas:

  • Alinhamento com líderes e treinamento
  • Coleta das informações
  • Análise das atividades
  • Organização dos cargos
  • Formalização de todas as informações
  • Finalização dos formulários de Descrição de Cargos
  • Alinhamento com os colaboradores
  • Atualização e Manutenção

É importante saber que a descrição de cargos é a base para o processo de Recrutamento e Seleção por Competência.

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