Descrição de Cargos
Essa ferramenta é importante, pois ela serve como base para o mapeamento de competências.
O cargo é o conjunto de funções, formado por tarefas e atribuições, por vezes empregando uma posição estruturada no organograma. É através dele que as relações são realizadas e toda a movimentação no organograma é definida.
De tal modo, é possível detalhar precisamente o que cada posição faz e quais as atribuições e funções de cada cargo.
Na descrição de cargos está um dos fundamentos de todo desenvolvimento da Gestão por competência.
Qual a importância dessa estruturação para a empresa?
A partir do momento que a empresa tem as atividades e os processos definidos, estruturados e montados, a instituição não fica dependente de pessoas especificas. Ocorre justamente o contrário. São as pessoas que deverão se ajustar à forma que a empresa deseja executar as atividades.
Dessa forma, torna-se claro ao colaborador o que ele deve executar, como deve executar, para que deve executar e quando cada atividade deve ser executada.
Para implementar o processo de descrição de cargo, é necessário seguir oito etapas. São elas:
- Alinhamento com líderes e treinamento
- Coleta das informações
- Análise das atividades
- Organização dos cargos
- Formalização de todas as informações
- Finalização dos formulários de Descrição de Cargos
- Alinhamento com os colaboradores
- Atualização e Manutenção
É importante saber que a descrição de cargos é a base para o processo de Recrutamento e Seleção por Competência.
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