Burnout

 Burnout, junção das palavras inglesas burn (“queima”) e out (“fora”), significa queima até o fim. Por esse motivo, o distúrbio também é conhecido como síndrome do esgotamento profissional.

  O distúrbio aparece por consequência da grande pressão exercida sobre o individuo quando lhe é imposta uma grande carga de trabalho, ocorrendo um imenso desgaste psíquico. Esse esgotamento físico e mental da pessoa ocorre em ambientes com altos níveis de competividade e em situações nas quais a responsabilidade requerida é exigida ao máximo.

 

Quais são os indicadores iniciais da doença?

 Existem alguns sinais que podem indicar o início da manifestação do distúrbio. E identificar esses primeiros sinais é importante para tomar as devidas providências o quanto antes.

 Uma das formas de detectar os indícios do Burnout é atentar para os comportamentos que diferem da regularidade da pessoa. A busca pelo isolamento e afastamento da vida social daquela pessoa que sempre foi produtiva e que começa a ter dificuldades em entregar os trabalhos, é algo que normalmente não aconteceria. Inclusive apresentando quadros de irritabilidade, desorganização e estresse.

 

Quais são os sintomas apresentados?

 Privação de concentração é algo constantemente presente em alguém acometido de síndrome de Burnout. Isso decorre de outros sintomas de cansaço físico e mental proeminente.

 A falta de energia manifesta-se também impedindo que a pessoa faça atividades habituais. Além disso, a alteração de humor é uma constante num individuo que possui a síndrome de Burnout.

 

Quais são os métodos de tratamento da Síndrome de Burnout?

Mudança de estilo de vida

 Para o tratamento da síndrome será necessário um estilo de vida que contemple atividades de autocuidados, tais como atividade de lazer, prática de atividade física e alimentação saudável. Com essa nova rotina, a pessoa acometida de Burnout conseguirá combater a síndrome, e consequentemente promoverá melhor qualidade de vida.

Psicoterapia

 O tratamento com um especialista é fundamental para o processo de cura.

 Todo ambiente de trabalho requer atenção no momento de identificar o que é a Síndrome de Burnout. Essa doença pode facilmente acometer pessoas que se encontram sob forte pressão e grande carga de trabalho. A melhor conjuntura é quando a organização tem papel ativo no combate e na prevenção desse distúrbio característico do ambiente profissional.

Quer saber como podemos ajudar sua empresa?

Preencha o formulário abaixo e receba HOJE MESMO um contato de nossa equipe.